segunda-feira, 11 de abril de 2022

Honestidade

A palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.


Os dias passam , e a vida é assim: cada momento um começo de continuidade, cada qual com sua capacidade de compreensão sobre tudo que lhe compete e vivencia. Os detalhes de cada ser não pode ser subestimado, porque cada ação seja boa ou ruim leva a um resultado  que ecoa em uma totalidade generalizada no meio em que se vive.

Uma criança nasce sem qualquer percepção sobre a vida, o que ela absorve em seu desenvolvimento com o passar dos anos  geralmente desencadeia a formação de sua personalidade e caráter  em sua vida adulta: Costumes, conceitos, suas dificuldades, sua visão para com o mundo e a sua contribuição para com ele; 

E nesta visão toda felicidade é momentânea e somos um produto do meio o que nos torna tão previsíveis, onde a complexidade humana é só um complexo distinto e peculiar de seus próprios interesses.

O que torna diferentes a tudo isso?

O que nos eleva a um conceito de felicidade mais consistente e de veraz essência?

Quem me conhece vai dizer que irei responder: O Amor 

Além do amor, e que nos torna algo de valor: é a honestidade.

Temos a capacidade de desenvolver a honestidade em todos os sentidos de nossa vida, ser honesto neste contexto é ter uma distinção mais elevada sobre a sua própria existência e a importância dos valores que regem a vida.

Um ser honesto, busca a paz de espirito, o equilíbrio, a autenticidade e nele rege a consciência e que seus atos podem influenciar em outras vidas;

Muitos confundem ser verdadeiro com ser honesto, a verdade pode ser um ponto de vista, e que muitas vezes se predispõem ao ego de nossas próprias interpretações e interesses, a honestidade é um amplificador de atitudes contundentes que visam um bem comum para todos, um ser honesto não anseia uma  felicidade sobre tudo e todos , mas uma vida descente, uma alma de paz e uma felicidade que consiste de ações honestas e que tornam sua vida mais leve, mais alegre agregada de boas e nobres virtudes.

Se de tudo dizeres que a honestidade não tem valor, do que então é feita a voz de tua consciência?

Ela seria como a de um jogador que trapaceia ou como de um atleta que toma alguma substancia não permitida para ter uma melhor atuação?

Mesmo que você conquiste seus objetivos, da mesma forma que trapaceou. suas conquistas, serão uma farsa. 


Magali Dos Anjos



 

     

  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário