domingo, 12 de junho de 2022

Acredito Que Para Tudo Nesta Vida Tem Um Jeito, Só Não Para A Morte.

Claro que existem dias que são complicados!












Acho que eles se tornam mais  expressivos  devido as nossas expectativas não alcançadas, fazes ruins, momentos de fragilidade física ou emocional ....  Mas podem ser  acionados por um gatilho: uma palavras  que magoa, um olhar ofensivo, uma critica mal intencionada ou até mesmo proferida de forma agressiva ou negativa, ou quem sabe, dias assim venham ser resultados do nosso cansaço, da nossa imaturidade e carência não só afetiva, emergindo em nós um desconforto, uma sensação de desesperança, desanimo ou baixa-estima.

O que pode acontecer com as pessoas que não conseguem lidar com o complicado da vida?

Ela era professora, 26 anos, linda, amorosa, aparentemente feliz; mãe de dois filhos lindos, amada por seu marido e sem demonstrar, havia algo de errado, não era algo anunciado nem mesmo expressava  sofrimento ou dor e  silenciosamente, um dia, no final de uma tarde um único barulho, abafado pelas paredes, que ecoou de dentro para fora, assustando quem em frente a sua casa passava e os vizinhos.

Só os mais íntimos a ela, vão saber o motivo, o resto são só preposições alheias.

Claro que teve um motivo!

Do qual ela não soube lidar,  se deixou sufocar e lhe tirou por anos, meses, dias ou por um minuto a esperança e a vontade de viver.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa.

No mesmo dia...

Um policial de 32 anos, alegre, competente, religioso, uma pessoa de bom astral, calmo e aparentemente de bem com a vida.

No entanto tinha um histórico de depressão quando criança

Causa: a separação de seus pais.

E  depois de um desentendimento com sua esposa, do qual relatam que foi o primeiro e sem qualquer tipo violência, ele entra no quarto como se nada tivesse acontecido, dizendo que ia tomar banho e minutos depois aquele barulho, inconfundível e mortal..

Sem aviso prévio, ele tira a sua própria vida. 

O que realmente o levou a isso?

É provável que se tenha uma resposta, que houve algum alerta e que ninguém percebeu.

O que está acontecendo com as pessoas?

Será falta de comunicação ou excesso de trabalho, traumas, perdas, medo, carência, solidão, abandono, depressão, ansiedade, descaso, violência, guerras, dificuldades financeira, dependência química, influencias, problemas emocionais ou será o simples fato de desistirem de tudo?

Acho que deveríamos cortar do nosso vocabulário aquela expressão tão comum em um dia ruim: A minha vontade é de desistir de tudo, de morrer, ou não presto pra nada, a minha vida não vale nada...

São expressões corriqueiras, mas munidas de uma carga negativa intensa, composta de culpa, esgotamento físico e emocional,  raiva, medo, magoas, covardia e vitimíssimo.

Estudo feitos por unidades competentes, apontam que uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. E que a cada ano estes números aumentam 

Isso é assustador!

E se levarmos em conta que a maioria são jovens, na flor da idade, podemos dizer que algo está muito errado e  o caminho que a sociedade esta tomando pode estar influenciando o suicídio. 

A alguns dias atrás, escutei uma frase que por mais simples que seja, achei interessante colocando em cheque a nossa atenção pelo que esta próximo de nós e não enxergamos ou não fazemos questão de enxergar...  Do que adiante saber sobre tudo que acontece no mundo, se você não sabe o que acontece dentro da sua própria casa ou mal conhece as pessoas que moram nela. 

Somos falhos e estamos sujeitos a cometer inúmeros erros, inúmeras falhas, e somos acessíveis aos  problemas emocionais, mas o que realmente  nos leva ao suicídio? 

Li que:

O comportamento intencional de tirar a própria vida é resultado da soma de diversos fatores de origem emocional, psíquica, social e cultural.

Talvez, se naquele momento respirássemos profundamente e lembrássemos das coisas boas que existem e que já vivemos, talvez se procurássemos ajuda de alguma forma e enxergássemos nessa pessoa um  alguém que realmente te escutar e que se importa com você, talvez se pensássemos nas pessoas que ficam e que fazem a diferença, as quais  vão sentir a nossa falta, talvez se aprendêssemos a deixar ir quem você não quer que vá; sem drama, sem magoa, sem sentimentos mesquinhos e culpas,  talvez, se não levássemos tudo ao pé da letra, ou aprendêssemos a lidar com mais paciência e esperança as dificuldades que temos que enfrentar, talvez, se parássemos para pensar melhor antes de agir, antes de falar, talvez, se déssemos a nós mesmo a oportunidade de recomeçar, independente do que os outros vão pensar, talvez se começássemos a ter mais discernimento e  abraçássemos com mais responsabilidade as nossas escolhas e não vê-las como um peso, um erro, talvez se não nos deixássemos contaminar pelo disse me disse, pelo achismo,  pelas redes sociais, e usássemos o nosso curto e valioso tempo estar mais próximos de uma forma positiva dos que estão ao nosso lado e darmos a devida atenção ao que realmente precisa e faz parte da nossa realidade, dá qual você pode mudar se necessário e torna-la a sua mais bela história de vida, talvez se tivéssemos mais fé e alimentássemos a nossa alma de verdadeiras sabedorias, sentimentos edificantes e de amor; Quem sabe?! 

A nossa escolha, saída ou fuga não seria o suicídio.

Acredito que para tudo nesta vida tem um jeito, só não para a morte. 

Pensemos mais nas criança que muitas vezes são maltratadas, são vitimas de violência domestica, violentadas ou levadas a acreditar que sua vida é um lixo principalmente por aquele que deveriam protege-las, educa-las, ama-las e cuidar delas com amor, mas em vez disso:  estes as abandonam ou fazem da vida destas crianças um inferno.

Que tipo de adulto este ser vai se tornar, quais caminhos vão seguir ?

Imagine essa situação:

Tenho 12 anos, existem dias que não sei se amo ou odeio a minha mãe.

Tudo que faço está errado para ela, não posso ter amigas e nem participar de nada na escola, se meu irmão menor se machucar sou a culpada, se ela briga com meu padrasto sou a culpada e agora ela disse, que se  perder a guarda do meu irmão mais novo será culpa minha, não sei se ela está preocupada com meu irmão ou com o dinheiro que vai deixar de receber.

Não consigo parar de pensar nas palavras dela nesta manhã , quando olhou para mim segurou no meu braço com força e disse: Eu nem queria que você tivesse nascido , nem você e nem a sua irmã, vocês vieram para atrapalhar a minha vida. ( com palavrões e um olhar que parecia querer me fuzilar) A minha vontade é de dormir e nunca mais acordar, acho que isso deixaria a minha mãe feliz.

Como uma criança de doze anos pode suportar  tanta violência? 

Alguns diriam que situações assim são comuns e relativas, tem um porque como resposta;

Pessoas que  fazem uso de antidepressivo, que já tem um quadro mesmo que estabilizado de depressão, usuárias de drogas, quem  passam por grandes dificuldades financeiras, desempenham uma criação cultural ou seja que ela mesmo vivenciou quando criança, quem tem dificuldade de relacionamento familiar e conjugal, falta instrução o meio em que  vive, e assim vai...

Mas me diga: a culpa é da criança? 

Maio de 2022

___________________________________

Há 45 anos atrás,  uma criança de nove anos, chega no hospital totalmente inconsciente, por pouco não teve uma grave convulsão e entrava em coma.

Os médicos logo que notaram que era envenenamento a salvaram.

Querem saber o motivo?

Essa criança era vitima de surras e espancamento quase todos os dias, dava para ver os sinais em suas pernas e no rosto, a relatos de fatos realmente ocorridos que, ela era acorrentada e levava chicotadas nas costas, chutes pontapés, fora as palavras acessivas e palavrões; um dia ela escutou uma conversa  de sua mãe com a vizinha: Estou gravida! Sua Mãe falou.

E isso foi o suficiente para que a criança fosse ao quarto de sua mãe e misturasse vários remédios e os tomasse tudo de uma só vez. Pensando que assim não iria presenciar outra criança sofrendo nas mães de sua própria mãe.  

A mãe, perdeu sua  mãe ainda bebe , foi criada por outra família, mas tinha uma vida normal, sem dramas e sem surras...

 E qual seria então o motivo dessa violência, de onde vem tanta raiva e descontrole emocional, que chega a influenciar a uma criança a se suicidar?

Imagine o medo, a confusão, a dor, o sofrimento: que pais violentos podem causar em uma criança( Seus Filhos) E essa crianças são levadas a acreditar que tudo isso é normal e já que é normal, transferem tudo para os seus filhos e assim sucessivamente, o caos que existe hoje na instituição família é o reflexo das criações passadas  

Violência, repressão, radicalismo, opressão etc... Nunca foram as melhores respostas na vida de um ser humano...

1978

_________________________________

Um dia eu estava conversando uma amiga, a vida dela sempre foi de muito sofrimento, na infância foi vitima de violência sexual  pelo próprio pai e irmãos, já adulta pelo próprio marido durantes anos.

A três anos conseguiu se libertar de um cativeiro que seu próprio marido,  a manteve presa por um ano,.

Na conversa ela disse: mesmo liberta de todos, ainda sinto vontade de morrer, sinto raiva, sinto vergonha e medo de viver. Nunca fui feliz e agora não sei lidar com as novidades e as coisas boas, penso que a qualquer momento vou estragar tudo ou algo  ruim vai acontecer.  Existem  marcas e sentimentos que não me deixam esquecer de tudo que passei....

Sei que  é difícil superar!

Mas, ela ao conseguir falar sobre como se sente, expondo sua dor, seus medos, demonstrando que quer seguir em frente,  é  um sinal de que não desistiu dela mesma. Isso é bom!  

2022

_________________________________________

Acredito que para tudo nesta vida tem um jeito, só não para a morte. 

Se um dia pensar em desistir:

Pare! Respire! Chore! Grite! Escreva tudo que esta sentindo, abra o jogo consigo mesmo, se encare de frente, aceite o agora como algo muito valioso e seja qual for o problema, diga a si mesmo : Vou superar..._______________________________

2022

________________________

O grito dos inocentes e a esperança

Não haviam respostas, o porque, mesmo que eu gritasse ou  chorasse sem cessar  Um nó na garganta, por sufocar meu próprio choro, até chegar a soluçar.  

E na minha  imaginação: um jardim florido, adornado de um perfume suave,  repleto de margaridas, cravos e alecrins, vestida como uma jardineira, observando o pousar dos Pardais e dos Beija-flores, cantarolando a minha dor e a esperança, cada lágrima que ao chão pairava se transformava em uma flor.

Pelo jardim eu caminhava, em uma trilha já percorrida com todo cuidado para não machucar as flores. Liberdade!

Os raios do sol iluminavam o meu olhar, só o belo jardim eu enxergava e abraçando-me;

Como um passo de mágica sentia-me protegida.

A dor passava e a vontade de viver voltava. 

Mesmo que eu não tenha pedido para nascer, a minha missão é viver.


1976

_________________

Sempre esperei mais de mim mesma e das pessoas.

Engoli meus sonhos para não deixá-los ir porque,

nenhum deles se tornariam a minha realidade.

A fome de viver se tornou um peso e minha revolta.

E preste a sucumbir minha existência neste mundo,

senti um ser mexer em meu ventre, uma , duas , três vezes seguida^.

E me dei por conta que havia outra vida dentro de mim.

prostrei-me no chão e a Deus pedi perdão..

Olhei para traz e a todo mal, disse Adeus.

E o amargo  me fez forte, o impossível me deu coragem, a maldade alheia me ensinou a ter  discernimento  no momento que me permiti seguir a minha jornada.

E por você voltei a querer viver. 

1998 

 ______________________________________




Em um dia Ruim

Quando o silêncio vem e suas lágrimas teimarem em rolar na sua face e não tiver ninguém para te ouvir, deixe as gotas de tua tristeza sair. Se sentir vontade de gritar e sua voz sufocada está, escreve em versos, o que sente, o que te afligi, transforme tua solidão em poesia, transcreva como se estivesse gravando em uma pedra. Deixe essas lágrimas cristalinas da voz de tua alma cair. Sinta o silêncio como palavras de paz em reverencia a você

Quando os ventos soprarem fortes, quando as montanhas dos obstáculos se erguerem a cada esquina, 

Quando seu cansaço  gritar tão alto e você nada mais escutar, quando nada mais resta, a não ser, a sua alma que chora a tua desventuras, e seu coração sente a inquietude do que poderia ter sido, a falta do que não foi, a saudade do que ainda existe mas não aconteceu.

Canta a tua melodia e com ela a cada nota chora, deixa teu solo entoar a canção dos que tem fé...

Olha, logo será amanhã , e teu cansaço  passará, os ventos se acalmaram e sua coragem será capaz de escalar  montanhas, a mão que você precisa vem do alto e sua alma sentirá a força que governa este universo, seu coração baterá feliz e manso . Porque seu solo, cultivará a fé dos bem aventurados.

Continue sua caminhada e siga seu destino, creias e se erga ao som do amor.



Magali dos Anjos

  2016

________________________________

Acredito que para tudo nesta vida tem um jeito, só não para a morte.

A vida é uma só, e não tem volta, ás vezes temos que passar por momentos que são bem complicados e difíceis de viver ou superar.
Mas nem tudo, é só dor ou sofrimento, nem tudo é amargura e desencantamento, existe muito mais para se viver, para abraçar e sorrir...
2022










 


          

  


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário